Terminologia Musical

A algum tempo estive pesquisando sobre a história do violão, e ao chegar no site Violão Mandrião, na página em que ele fala sobre Gaspar Sanz, verifiquei algo muito interessante que cito a seguir:
"Estes livros contém varias instruções sobre como improvisar e executar a música de guitarra usando dois métodos: el tañer de rasgueado (método italiano) e el tañer de punteado (método español). Sanz acreditava que p primeiro método se adaptava melhor com as danças musicais. Os acordes de rasqueado eram escritos com letras do alfabeto, da mesma maneira da notação italiana. Mas a maior parte de suas composições estavam escritas em tablatura onde as linhas representam as cordas da guitarra e os números o traste onde a corda deve ser presa."

O fato interessante é que no universo da Viola Caipira, o termo Pontear ainda é muito utilizado. O termo Rasgueado é utilizado, também, entre violonistas, mas o termo ponteio foi caindo em desuso.

O Aurélio nos apresenta que ponteio é a arte de pontear, e pontear significado:
"1. Marcar com pontos, pontilhar. 2. Marcar com os pontos de costura ou com alinhavo 3. Mús. Colocar os dedos  nos pontos de (instrumento de corda dotado de ponto ou de trastos), enquanto a mão direita dedilha; tanger, tocar; dedilhar. 4 Dedilhar (cordas de instrumento). [Conjug.: v. frear]"

E, no mesmo dicionário, como ele descreve o vocábulo dedilhar:
1. Fazer vibrar com os dedos 2. Mús. Executar com os dedos (peça ou trecho musical) em instrumentos de cordas. 3. Mús. Indicar por algarismo o dedo de que o executante  se deve servir para cada nota em (peça ou trecho de peça musical)

Vejamos agora que definções nos traz o dicionário Michaelis:




dedilhar
de.di.lhar
(dedo+ilhar) vtd 1 Fazer vibrar com os de­dos­ as cordas de (instrumento de música): Dedilhavam ambos bandolins desafinados. 2 Executar (tre­cho de música) em instrumento de cordas que se­ toca com os dedos (harpa, violão etc.): Pegou da vio­la e dedilhou uma toada sertaneja. Com uma só­ das mãos dedilhou umas toadas bem conhecidas. 3 Mover com os dedos as teclas de instrumento de sopro: Mestre Olivier dedilhava com virtuo­sis­mo o clarinete. 4 Indicar, por algarismos, o dedo de­ que se deve servir o executante para cada nota (de­ trecho musical).

pontear1
pon.te.ar1
(ponta+ear) vtd e vint 1 Ir na ponta ou à frente do rebanho (falando de animais): "Leôncio... reconheceu o animal tordilho a pontear a tropa" (Francisco Marins). Vinha o baio ponteando. vtd 2 Escult Desbastar pedra com ponta ou ponteiro.

pontear2
pon.te.ar2
(ponto+ear) vtd 1 Cobrir ou marcar com pontos: Pontear um mapa, um desenho. 2 Alinhavar, coser: "Pontear a bainha de um lenço" (Morais). 3 Mús Dedilhar, tanger, tocar (instrumentos de corda).

ponteio
pon.tei.o
sm (der regressiva de pontear) Mús Ato ou efeito de pontear2

Pelo que vemos o termo pontear já é encontrado no método de Gaspar Sanz (o qual foi postado neste blog) e cada um dos dicionários consultados apresentam o termo ou como movimento da mão sobre os trastes, neste caso o Aurélio; ou como sinônimo de dedilhar, neste caso o Michaelis.

Ao escutar os violeiros vemos que o termo pontear é usado para todo momento que tocamos alguma melodia na viola, diferente do ragueado, referente a quando se "acompanha" com os acordes.

Poderíamos falar sobre a forma dos Ponteios escritos por compositores de musica de concerto, mas isto para outra ocasião....

A conclusão é que o termo é bem antigo e não é errado, incrível como no interrior do país se manteve um termo utilizado na Guitarra Barroca (logo vamos discutir sobre sua ligação com a Viola Caipira) e mantido pela tradição, a parte que nas zonas urbanas o termo caiu em desuso, sendo utilizado, no sentido de tocar alguma melodia com o instrumento na linguagem popular, o termo dedilhar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas