São Gonçalo

São Gonçalo de Amarante (Santo dos Violeiros)
São Gonçalo de Amarante (Santo dos Violeiros)


São Gonçalo, o santo violeiro... Tantas danças, festas ao longo do Brasil, este não é só uma figura do folclore, foi uma pessoa real, conhecida em Portugal como São Gonçalo de Aramante. Mas quem foi esse "caboco"? Porque tantas comemorações em seu nome?????

Ele viveu entre 1187 e 1258. Ao se tornar padre, passou a usar a maior parte do dinheiro da paróquia para cuidar dos pobres, chegou mesmo a visitar a "Terra Santa" e quando retornou entrou na vida de medingância e eremita por ter ver sue sobrinho se aproveitando do dinheiro arrecado. Depois entro para a Ordem Dominicana, mas tem um "causo" sobre isso...

Contem que enquanto morando numa caverna, ele viu a Virgem Maria após ter rezado e pedido a sua aparição, desta visão ele entrou para a Ordem Dominicana.

Contam que ele também realizou várias curas...

Mas ficou muito conhecido pela forma que pregava, com canções misturando danças populares com letras de caráter religioso na língua do povo, não no Latim. Isto é similar ao que faziam os Franciscanos, e posteriormente a Igreja Protestante e atualmente com os carismáticos. Não podemos deixar de pensar que essa mistura do profano com o sacro também influenciaria a estética musical Renascentista anos depois.

Enquanto animava os bailes com suas canções, e recolhia algumas doações, ajudou muitas viúvas e moças sem dote a conseguirem um casamento., Também fez o mesmo para evitar que muitas prostitutas não trabalhassem, e dizem que algumas ele até encaminhou ao casamento.

São Gonçalo com a Viola
São Gonçalo com a Viola
Cada causo não? Quem diria que naquela época haveria um pregador que entendesse o papel da mulher numa sociedade onde sem um marido, ou uma família, a lhe sustentar o único caminho era a prostituição, seguindo o exemplo daquele moço lá (como diria o violeiro Paulo Freire) que quando iam atirar pedras na prostituta arrependida diria "Ocêis aí, atira a pedra o caboco que nunca pecou..."

Por isso vamos então dança para São Gonçalo, além de santo violeiro, e dizem que violeiro ganha até do próprio tinhoso, via mais que muita gente....

Para saber mais sobre o "Santo Violeiro" tem uns sites muito bons:

Comentários

Postagens mais visitadas